Salopete: O macacão feminista!
- blogdalyvia
- 6 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

A famosa imagem Rosie the Riveter (Rosie, a Rebitadeira) é um ícone cultural dos Estados Unidos da América, criado pelo artista gráfico J. Howard Miller para lançar a campanha
We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) a fim de motivar as mulheres trabalhadoras enquanto a força operária masculina do país estava em combate na Segunda Guerra Mundial.
Geraldine Hoff Doyle(1924 – 2010) foi a modelo estadunidense que inspirou a criação do cartaz durante o breve período em que trabalhou como operária em 1942.
Na época, a imagem nada tinha a ver com o empoderamento feminino e era restringida à propaganda anti-greve da empresa Westinghouse. Somente a partir de 1980 o cartaz foi redescoberto e ganhou o nome Rosie the Riveter, passando a ser usado para promover o feminismo, o poder econômico das mulheres e outros temas políticos.
A imagem tornou-se um selo postal dos Estados Unidos e até hoje artistas a reformulam como símbolo da força feminina.
Mas como o salopete se tornou uma tendência no mundo da moda?
O macacão da famosa Rosie se tornou um item revolucionário na moda, ícone feminista, que representa o empoderamento da mulher.
Essa peça de vestuário surgiu em 1792 como roupa de trabalho, pensada apenas para cobrir a calça e parte do dorso de trabalhadores em construções civis e trilhos ferroviários.
Mas, a partir dos anos 40, o macacão também se tornou uma peça vestida por mulheres, quando milhares de operárias substituíram os homens que estavam na Guerra. E desde os anos 60, a peça passou a ser usada como uma roupa casual, popularizando e fazendo sucesso nas décadas de 70 e 90, abrindo espaço para diversas interpretações da moda até a atualidade.
Como usar o salopete?
Com uma T-Shirt é a primeira opção que vem à cabeça. Mas dá pra fazer várias combinações.
O top de renda, que também está super em alta (e vai ser tema aqui no blog também), fica incrível com salopete.
Dá pra usar com a T-Shirt amarrada e um blazer por cima também.
E uma blusa ciganinha também é uma outra opção para compor.
No fim das contas, vale a pena investir nela. O salopete é uma peça atemporal!

Foto e peças: Lara Cruz Store.
Modelo: Mirela Cabús.
Texto por: Lyvia Menezes.
Comentarios